5 Dúvidas Sobre Alergia na Pele: Posso Usar Perfume?

As Mudanças de Temperatura e as Alergias
1 de outubro de 2019
Qual a Forma Correta de Lavar o Nariz?
1 de outubro de 2019

5 Dúvidas Sobre Alergia na Pele: Posso Usar Perfume?

Quem costuma ter alergia na pele sabe que o problema é bastante incômodo – manchas vermelhas, bolinhas, coceira, ardência, descamação… Mas mesmo tendo a pele alérgica, é possível usar perfume, esmalte e bijuteria?

Listei abaixo essa e mais 4 perguntas que costumo escutar de meus pacientes:

1) Quem tem alergias na pele pode usar perfume?
Depende. Em primeiro lugar, é importante identificar qual o tipo de alergia que a pessoa tem. Por exemplo, em casos de dermatite atópica, a pele é essencialmente alérgica (sem um gatilho específico) – nesses casos, se não houver nenhuma lesão no local da aplicação e se você não estiver em crise, o perfume pode ser usado. Já em casos de dermatite de contato, em que há alergia a substâncias específicas, é preciso avaliar quais ingredientes desencadeiam as crises e checar se estão presentes nos perfumes.

2) Qual é o melhor creme de hidratação para quem tem alergia na pele?
Os hidratantes para alérgicos precisam ter uma textura em creme ou em bálsamo e também devem prevenir a perda de água transepidérmica e formar uma película de proteção na pele para evitar que a região fique sensível e propícia a qualquer reação alérgica.

3) Quem tem alergia na pele pode usar esmalte?
Depende. Se for dermatite de contato à esmalte, o uso deve ser evitado. Em muitos casos, essa alergia demora a aparecer, pois o processo de sensibilização é lento, porém, uma vez manifestada, devemos retirar e não insistir no uso.

4) Quem tem alergias na pele pode usar bijuteria?
Depende. A maioria das bijuterias é feita com um metal chamado níquel quem possuí alergia à essa substância acaba tendo coceira e manchas vermelhas na pele, além da formação de crostas e descamação.

5) O que fazer em caso de manchas e bolinhas vermelhas na pele?
A primeira atitude é procurar um médico especialista para esclarecer o diagnóstico e programar o tratamento adequado. De uma forma geral, o uso de hidratantes é benéfico, assim como compressas frias para evitar o desconforto e a coceira. Evite a automedicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *