Como Manter a Asma sob Controle?

Qual a Forma Correta de Lavar o Nariz?
1 de outubro de 2019
Esofagite Eosinofílica, Como Identificar e Tratar.
11 de outubro de 2019

Como Manter a Asma sob Controle?

Aquela tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta são os efeitos de uma doença que não tem cura.

Estamos falando da asma, uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela dificuldade de saída do ar dos pulmões, devido à inflamação das vias aéreas.

O objetivo do tratamento da asma é melhorar a qualidade de vida do paciente (já que ainda não tem cura), por meio do controle dos sintomas e pela melhora da função pulmonar, o que é determinado a partir do exame físico, do histórico clínico e da avaliação funcional conforme cada caso. São utilizados medicamentos de Resgate, para alívio rápido dos sintomas, e o mais importante, medicamentos de manutenção, que diminuem a intensidade e a frequência das crises.

A cada consulta, o paciente deve receber orientações para o autocuidado como :

– Identificação precoce dos sintomas ;
– Como proceder em caso de crise ;
– Controle e monitoramento da asma.

Além do uso dos corticosteroides inalatórios (as famosas bombinhas), brocodilatadores e anti laico triemos também podem ser empregados. Em casos selecionados e de maior gravidade, anticorpos monoclonais (imunobiologicos) podem ser necessários, e nos alérgicos a Imunoterapia tambem tem seu papel.

Para todos os pacientes, é fundamental manter sempre limpo os locais onde o alérgico passa a maior parte do tempo, com maior cuidado com roupas de cama, bichos de pelúcia e cortinas que costumam ter a maior concentração de ácaros. Medidas simples de limpeza podem reduzir e muito as chances de crises constantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *