A frequência dos casos de Esofagite Eosinofílica (EoE) vem aumentando no meio pediátrico. Por esse motivo, na última década, dezenas de novos estudos foram publicados sobre o assunto, mas seu diagnóstico ainda é considerado um desafio, apesar dos inúmeros esforços.
Esofagite eosinofílica é uma inflamação do esôfago devido a uma reação de hipersensibilidade do sistema imunológico. O esôfago é o tubo através do qual a comida passa da boca para o estômago. A inflamação pode dificultar a deglutição.
A esofagite eosinofílica é causada pela presença de eosinófilos no esôfago. Eosinófilos são um tipo de leucócito e um componente do sistema imunológico associado a alergias. Esses glóbulos não são normalmente encontrados no esôfago. A presença de uma grande quantidade de eosinófilos pode causar inflamação do tecido.
Não está claro por que os eosinófilos aparecem no esôfago. Acredita-se estar relacionado a uma reação a alérgenos da comida ou do meio ambiente.
Os sintomas podem incluir:
– Dificuldade em engolir
– Comida presa no esôfago
– Náusea e vômito
– Pouco ganho de peso
– Perda de peso indesejada
– Rejeição de alimentos
-Queimação na garganta, semelhante à azia
Na esofagite eosinofílica algumas medidas podem ser tomadas para controlar os sintomas. Converse com seu médico para descobrir qual é o melhor plano de tratamento de forma individualizada.