O Que Fazer Caso Seu Bebê Tenha Alergia?

Como Identificar a Baixa Imunidade?
1 de outubro de 2019
Testes Alérgicos
1 de outubro de 2019

O Que Fazer Caso Seu Bebê Tenha Alergia?

Com um organismo em formação e um sistema imunológico imaturo, os bebês são muito mais sensíveis e qualquer alteração de ambiente ou alimento pode desencadear reações alérgicas.

As alergias podem surgir a partir de fatores ambientais, alimentos, substâncias químicas, entre outros.

Confira abaixo como evitar as principais formas de alergia:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🍃 Alergias a fatores ambientais

Quando a alergia é desencadeada por poeira e ácaro o primeiro passo é manter os ambientes frequentados pelo bebê bem limpos e arejados.
As janelas devem ficar abertas para ajudar na renovação do ar e ventilação. Evite carpetes felpudos e bichos de pelúcia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🍼 Alergia alimentar

A melhor forma de evitar a alergia alimentar é manter a amamentação exclusiva o maior tempo possível. O leite materno transfere para o organismo dos pequenos anticorpos já produzidos pela mãe, reduzindo os riscos de infecções e reações alérgicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚿 Alergias aos produtos de higiene e limpeza

Nos primeiros meses, a melhor forma de evitar reações alérgicas por produtos de limpeza é lavar as roupas, tanto de vestir quanto de cama e banho, com sabão neutro ou sabão de coco, líquido ou em barra.

Em relação aos produtos usados no banho, o ideal é optar apenas pelos sabonetes neutros, deixando de lado os xampus e condicionadores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se os quadros alérgicos forem persistentes, e você não conseguir identificar a causa, o ideal é buscar um alergista, que poderá fazer testes específicos para identificar os fatores desencadeantes.

Em boa parte dos casos, suspender o uso do produto ou alimento que causou a alergia é suficiente. Em outros casos, pode ser preciso usar medicamentos para tratar e controlar os sintomas. Mas atenção! Apenas o médico pode receitar essas medicações, jamais dê ao seu filho qualquer remédio por conta própria, eles podem ser muito perigosos para a saúde do seu bebê.

Em casos de reações alérgicas muito severas com sinais de maior gravidade, como inchaço de olhos e boca, placas avermelhadas gigantes e dificuldades respiratórias, busque ajuda o mais rápido possível em um hospital ou serviço de emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *