Aleitamento Materno e a Prevenção de Alergias

Testes Alérgicos
1 de outubro de 2019
Meu Filho Tem Alergia a Pet… E Agora?
1 de outubro de 2019

Aleitamento Materno e a Prevenção de Alergias

O aleitamento materno é fundamental na prevenção das alergias. Todos os guias para prevenção de alergia recomendam o aleitamento materno exclusivo por, pelo menos, os quatro primeiros meses de vida, mas se puder ser prolongado, muito melhor.

Mesmo depois que é introduzida a alimentação suplementar na criança, como as papinhas, o leite materno deve ser continuado. Sabe-se que o aleitamento materno associado à introdução dos novos alimentos pode proteger as crianças, mesmo aquelas que têm pais alérgicos.

O leite materno tem IgA secretora, uma imunoglobulina que ajuda a bloquear antígenos alimentares e ambientais, ou seja, que o paciente não se sensibilize a eles e não se torne alérgico.

Ele também possui fatores de amadurecimento da barreira intestinal, fazendo com que o intestino seja menos frágil e penetrem menos alérgenos alimentares diminuindo as chances da criança desenvolver alergias.

Amamentar é uma experiencia única, carregada de significados para a mãe e para a criança, mas ela deve ser um procedimento que traga conforto para os dois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *