Como prevenir problemas causados pelo tempo seco

Candidíase: tratamento, sintomas e prevenção
10 de junho de 2019
7 dicas para lavar roupa e evitar alergias
10 de junho de 2019

Como prevenir problemas causados pelo tempo seco

O clima seco e a baixa umidade podem ressecar as mucosas e o acúmulo de poluentes no ar também pode deixar o corpo mais vulnerável a problemas alérgicos e respiratórios, como irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. Mas existem algumas medidas simples que ajudam a aliviar ou prevenir estes sintomas.

Cuidados com a pele no tempo seco

O tempo seco diminui a camada natural de proteção da pele, que fica ressecada e, em consequência, causa coceiras e descamação. Agumas doenças de pele também podem surgir ou se agravar com a baixa umidade, como a dermatite atópica, uma alergia crônica que pode formar crostas e soltar secreções, e a psoríase, doença inflamatória que geralmente forma lesões nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo. Veja como se proteger:

Tome banhos rápidos, sem bucha e com água morna;
Use sabonetes neutros e, após o banho, seque a pele suavemente;
Tenha sempre ao seu alcance hidratantes labiais e corporais;
Beba muita água.
Como melhorar a respiração com o tempo seco

Sensação de ardência na garganta, dificuldades para engolir, falta de ar e tosse são alguns dos desconfortos provocados pelo clima seco, que também deixa as pessoas mais propensas às infecções, como asma, sinusite e rinite. Para minimizar os problemas, especialistas costumam recomendar as seguintes medidas:

Beba bastante água – cerca de dois litros por dia;
Se exercite na hora certa – evite exercícios físicos entre 10h e 17h (quando o ar está menos úmido) e prefira ambientes com clima regulado, como academias;
Umedeça o ambiente – use umidificadores de ar ou coloque bacias de água em casa. Evite ar-condicionado, pois resseca o ambiente;
Lave o nariz – aplique soro fisiológico algumas vezes ao dia;
Deixe a casa sempre limpa e arejada – o acúmulo de poeira aumenta problemas alérgicos e respiratórios;
Evite aglomerações – locais fechados e com grande concentração de pessoas, como shoppings e supermercados, podem acentuar as dificuldades respiratórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *